O DESÂNIMO

O desânimo é a arma preferida do Inimigo. Ele tenta fazer com que você olhe para os seus próprios erros, pecados, fraquezas e fracassos. O Diabo, o Acusador dos Santos, implica com todas as coisinhas, todos os mínimos defeitinhos! Se ele não conseguir desencorajá-lo de nenhuma outra maneira, tenta minimizar você e o que você está fazendo. Ele sussurra as mentiras que são mais fáceis de você acreditar, quer sejam sobre você, ou algumas vezes sobre as outras pessoas.
Mas o Senhor não diz para olharmos para nós mesmos nem para os outros. Ele tampouco diz para olharmos para todos os problemas e dificuldades. Ele diz: "Olhando para Jesus." (Heb.12:2)
O que é estar desencorajado? Quer dizer não estar encorajado, estar sem coragem, ou que a sua coragem está em baixo. O desencorajamento é uma perda e uma falta de fé. "A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus." (Rom.10:17) Por isso, quando você ficar desencorajado, o remédio mais eficaz é começar a orar, citar Escrituras, ler a Palavra e dizer ao Diabo que ele é um mentiroso. E a sua fé crescerá, as dúvidas fugirão, e você estará de novo no caminho da vitória! Por isso, quando as coisas ficam pretas, não olhe para baixo, olhe para cima! Comece a louvar o Senhor e muitas vezes, ao louvar, você sairá da fossa na qual o Diabo está tentando jogá-lo.

Você sabia que algumas vezes até podemos ser tentados a fazer coisas boas que nem sempre são as melhores? Nem todas as oportunidades que surgem são do Senhor! Algumas delas podem ser ardis do Diabo, emboscadas, becos sem saída, ciladas, desvios e situações simplesmente desastrosas, maquinadas pelo Inimigo para nos distrair! Se ele não consegue nos impedir, tenta evitar que façamos o que é melhor, tenta nos desencaminhar e nos fazer perder tempo em algo que ele nos leva a pensar que é bom! O Inimigo tenta desviar a nossa atenção das coisas com as quais deveríamos nos preocupar, para que fiquemos atarefados com um pouquinho aqui e um pouquinho ali até que a coisa mais importante tenha desaparecido! (1Reis 20:40a)
Como é que você vai saber a diferença entre a voz de Deus e a voz do Diabo? Bem, se a voz disser para você fazer algo errado, você sabe que é o Diabo! Se lhe disser para fazer algo bom, você sabe que é Deus! Isto também se aplica quando o Diabo lhe diz para fazer algo bom mas o Senhor lhe disse para fazer algo melhor!
Portanto, não deixe que o Inimigo o distraia e evite que você faça o melhor! O que Deus acha melhor!
Não deixe o Diabo desviá-lo!

Tal como o temor de Deus é o princípio da sabedoria e da vida (Pro.9:10), o temor de Satanás é o princípio da morte! Temer a Deus é uma forma de adorar a Deus. É dar-lhe o respeito que Ele merece. Mas temer o Inimigo, temer Satanás, é dar-lhe exatamente a adoração que ele quer. Na realidade, é adorar o Diabo! Portanto, não o faça, nem por um momento!
Nós não devemos temer os poderes de Satanás, e muito menos adorá-los, mas o que devemos fazer é resistir-lhes, repreendê-los, exorcizá-los e livrar-nos deles, reprová-los, expulsá-los e mandá-los embora! Você tem que lutar contra o medo da mesma maneira como tem que lutar contra o Diabo! Resista-lhe com fé e com a Palavra de Deus! "O Senhor não nos deu um espírito de temor, mas de poder, de amor e de uma mente sã." (2Tim.1:7). Fixe a sua fé em Deus e tema a Deus, e todos os outros medos desaparecerão!
"O mundo está de diabos cheio, querendo nos arruinar. Quis Deus, não tenhamos receio, a Verdade por nós triunfar. O príncipe ameaçador, dele não temos temor. Sua ira vamos superar, pois sua ruína vai chegar, só com uma palavrinha!" Jesus! O Senhor de todos!

Nem sempre tudo que dá errado é culpa sua ou resultado dos seus erros e pecados, e as suas provações nem sempre são um castigo. Às vezes é apenas um ataque do Diabo que está tentando derrotar você, tentando subestimá-lo e acusá-lo, tentando pô-lo na fossa e desencorajá-lo, tentando fazer com que você desista. Ele tenta convencê-lo de que você cometeu erros demais e teve fracassos demais é que é melhor desistir!
Deus, porém, nunca perde a esperança em nós e até mesmo as Suas surras são dadas com amor e são uma prova do Seu Amor! Ele repreende e castiga, mas depois para curar, Ele sempre acrescenta o bálsamo do Amor, para suavizar, encorajar, consolar e nos dar esperança de que vamos nos recuperar e para nos redimirmos! O encorajamento que Ele nos dá depois que nos corrige é como o sol depois duma tempestade!
Portanto, não desista da luta, principalmente quando o Inimigo estiver fazendo tudo o que pode para desencorajar e deprimir você! Deus vai perdoar os seus erros passados e ainda pode usá-lo poderosamente. Simplesmente reconheça e confesse o seu pecado, aceite o perdão de Deus, e siga em frente, vivendo para a honra e glória de Deus! Amém?

Postagens mais visitadas