FORMANDOS DO REINO

"[...] Eles receberiam um treinamento durante três anos, e depois disso passariam a servir o rei."
Daniel 1.5


Conheço pessoas que passaram dois, três, quatro anos estudando para prestar um único concurso: o de procurador da República.

Nossas faculdades são exemplos claros e objetivos de anos de formação necessários para que se exerça alguma função. A de medicina, por exemplo, dura em torno de sete anos, até que o médico formado possa assumir um consultório.

Para servir o próprio rei da Babilônia [Nabucodonosor, neste caso], "jovens sem defeito físico, de boa aparência, cultos, inteligentes, que dominassem os vários campos do conhecimento e fossem capacitados para servir no palácio do rei" deveriam aprender "a língua e a literatura dos babilônios" (Daniel 1.4), e ainda seriam submetidos a um treinamento durante três anos para, só depois disso, servirem ao rei.

Quando recebemos de Deus um chamado – o chamado para servir ao Rei dos reis e SENHOR dos senhores – necessariamente nos tornamos formandos do Reino e precisamos também receber do SENHOR um treinamento especial que nos tornará aptos a cumprir o ministério que nos foi outorgado. Mas nossa ansiedade nos impulsiona e nós queremos que tudo aconteça imediatamente. Queremos que seja já, para agora, para ontem – se possível fosse. A preparação necessária parece que não tem nenhum valor para os ansiosos em exercer seus ministérios.

Mas Deus também prepara Seus operários. Ele chama e capacita, até que chegue o momento certo de colocar Seus servos em campo.

Vemos, por exemplo, centenas de pessoas se oferecendo para pregar, deixando seus empregos para "viver da obra", querendo adiantar aquilo que ainda não está pronto para receber. Vemos ainda outros milhares procurando um meio de gravar o seu CD, nem que seja numa gravadora de fundo de quintal, no ímpeto de "exercer o chamado". E isso muitas vezes é frustrante, porque Deus quer que essas pessoas aprendam primeiro a orar, a se consagrar, a se revestir do poder do alto, a ter um novo caráter mais santo e forte e dependente do SENHOR. Quando essa ordem dos fatos deixa de ser cumprida, as consequências são desastrosas. Eu mesma conheço várias pessoas muito próximas de mim que passaram à frente de Deus quando foram escolhidas por Ele para exercer algum tipo de ministério e que até hoje [já há muitos anos] estão quebrando a cabeça, sofrendo frustração atrás de frustração. Umas portas se fecharam e outras nunca se abriram para elas. Seus planos malograram porque ainda não era o tempo de Deus para suas vidas.

O rei da Babilônia escolheu homens quase perfeitos para serem mais aperfeiçoados ainda e poder servi-lo. O Rei dos reis escolhe pessoas defeituosas, cheias de impurezas e desprezíveis, para transformá-las em modelos a serem seguidos. Ele capacita os Seus escolhidos e faz deles vasos usados para honra. Mas isso leva tempo e requer de nós muita paciência e entrega.

Se você tem um chamado, descanse no SENHOR e procure dedicar o seu tempo a aprender, a crescer, a se desenvolver para o Reino nessa faculdade da vida. O SENHOR sabe o momento exato de te colocar em campo. E quando isso acontecer, não ficará uma só porta fechada nos lugares por onde você deva passar.


Elaine

Postagens mais visitadas